Síntese Conclusiva

Essa disciplina foi um experiência extremamente enriquecedora para mim. Eu aprendi novas concepções e definições a cerca da aprendizagem que anteriormente eu tinha muito superficialmente. Quebrou algumas paradigmas meus, principalmente o do desempenho atrelado à aprendizagem. Eu comecei a refletir que o desempenho seria a expressão pública do que se aprendeu. Mas muitas vezes uma pessoa pode ter se dedicado muito mais à aprendizagem do que outra pessoa, mas ter um desempenho menor. Pois a expressão da aprendizagem é individual e existem algumas pessoas que não conseguem se adequar a determinados tipos de avaliações. E essa disciplina pôde proporcionar aos alunos uma aprendizagem além do desempenho. As notas foram apenas uma forma de avaliar o aluno a partir de alguns critérios necessários para que a professora avalia-se a apreensão de certos pontos que ela acha fundamental, mas que de forma alguma interferiu de um modo geral, a expressão individual da aprendizagem dos conteúdos da disciplina.
Eu aprendi muito mais coisas do que sabia sobre Piaget, Vygotsky e Wallon. Principalmente pelo fato de que nas reflexões eu associe com vários âmbitos da minha vida. Até Wallon, que para mim era um autor desconhecido, pude aprender, assimilar e acomodar algumas concepções fundamentais de sua teoria.
Fiquei muito motivado com essa disciplina ao ponto de querer me aprofundar um pouco mais meus estudos de psicologia na área da educação. Porque consegui ter alguns insights de que a aprendizagem para o individuo é de fundamental importância na sua constituição psíquica. Tentar levar uma educação de qualidade e metodologias facilitadoras que visem a expressão particular é algo que me motiva bastante. Eu fico pensando nas crianças. De como uma pessoa pode ser um adulto mais integrado quando sua educação infantil foi bem desenvolvida.
Fico bastante feliz de ter participado desta disciplina e aproveitado ao máximo da experiência enriquecedora que foi ter um contato maior com as dinâmicas e estudos sobre a aprendizagem.

Nenhum comentário: